Bloody Sunday (2001)


Domingo Sangrento, real. Paul Greengrass. Irlanda/Reino Unido, 2001. 35mm, cor, 107 min.

Paul Greengrass acredita que o realismo capta e mostra a intensidade e a sensualidade das coisas. Este seu filme sobre o domingo de 30 de Janeiro de 1972 em Derry na Irlanda do Norte exemplifica esta crença. Nesse dia morreram treze civis numa marcha pelos direitos civis. O realizador filma este episódio, não como se tivesse a narrar factos, mas a desvendar a verdade por entre a lembrança. É por isso que esta obra é um retrato complexo desse dia. Ao acompanhar este grupo de personagens de manhã à noite, o cineasta descreve um percurso que não tende para nenhum destino. Ao recusar o determinismo, deixa-as abandonadas à sua singularidade, fixada nos seus modos de acção, ideias, e perplexidades. De um lado estavam os ingleses e protestantes, do outro, os irlandeses e católicos. Esta divisão existiu e existe. O filme não ignora isso, mas tem a atenção de não confundir essa oposição com um simples maniqueísmo inevitável. Muitas dúvidas permanecem, mas estes planos, filmados com a câmara ao ombro, permanecerão. Os mortos foram pessoas inseguras, irresponsáveis, descontroladas. Os militares que os mataram também. Ivan Cooper (James Nesbitt), o líder da manifestação, um protestante irlandês, tenta dirigir as pessoas, convencê-las a abandonarem o sectarismo. Os seus passos vão marcando o tempo à medida que atravessa os espaços e as conversas se multiplicam. No fim, a derrota dobrou-lhe o corpo e a morte roubou-lhe as palavras. As frases factuais surgem na conclusão para contribuírem para o desencanto — sem que tal apague a chama de esperança que Cooper acendeu. [27.03.2010, orig. 03.2003]