Offside (2006)


Offside, dir. Jafar Panahi. Iran, 2006. 35mm, DCP, colour, 93 min.

Offside ritualises Iranian social rules. It explores the metaphorical possibilities opened up by the storyline — the illegal attempt of a group of girls, each one individualised, to watch a football match — to structure the mise en scène. There is barely any difference between the time of the story and that of the plot. The film does not develop a chain of events to arrive at a resolution: it follows the girls in a single situation. Any determinism in the solution to the conflicts that flourish is avoided because of this choice. The comedy has occasionally an absurd tone — for example, when one of the girls goes to the toilet and a soldier makes her use a player’s poster as a mask. The social norms are tested throughout the film and so is the notion of authority. Panahi structures the staging from successive demarcated spaces and the scenes reveal and consider the prospects of invasion and evasion that this spacial demarcation entails. Concrete and symbolic like a game. [30.06.2010, orig. 08.2007]

·

Fora-de-Jogo, real. Jafar Panahi. Irão, 2006. 35mm, DCP, cor, 93 min.

Fora-de-Jogo ritualiza as regras sociais iranianas. Explora as possibilidades metafóricas abertas pelo argumento — a tentativa ilegal de um grupo de raparigas, cada uma individualizada, assistirem a um jogo de futebol — para estruturar a mise-en-scène. Não há quase diferença entre o tempo da história e o da enredo. O filme não desenvolve uma cadeia de eventos para chegar a uma resolução: segue as raparigas numa única situação. Qualquer determinismo na solução dos conflitos que florescem é evitada por causa desta escolha. A comédia tem ocasionalmente um tom absurdo — por exemplo, quando uma das raparigas vai à casa de banho e um soldado a faz usar um cartaz de um jogador como uma máscara. As normas sociais são testadas ao longo do filme e também a noção de autoridade. Panahi estrutura a encenação a partir de espaços demarcados sucessivos e as cenas revelam e consideram as possibilidades de invasão e evasão que esta demarcação espacial acarreta. Concreto e simbólico como um jogo. [30.06.2010, orig. 08.2007]

O filme debruça-se sobre as regras que excluem as mulheres de alguns locais no Irão, em nome da protecção delas. As dúvidas, as opiniões, e as aspirações de um grupo de raparigas que tenta assistir a um jogo de futebol num estádio são ouvidas ao longo da obra, quebrando o silêncio que as envolve. Esta é uma comédia onde a sociedade iraniana surge desagregada, incapaz de conter as suas fracturas. Fora-de-Jogo nunca sai do lado das protagonistas, sem deixar de estar atento às pessoas com quem elas se cruzam e dialogam — como o jovem soldado que as guarda. [13.09.2011]